Português Língua Estrangeira

Cursos presenciais

Horário das aulas

INSCRIÇÕES ATÉ 14/03

INÍCIO DAS AULAS: 25/03

Acesso

Para poder se inscrever nos cursos presenciais gratuitos de português para estrangeiros do NucLi-IsF, é preciso:

  1. Ser aluno regular da Unicamp;
  2. Solicitar acesso (login e senha) no site IsF Aluno;
  3. Acessar IsF Aluno (ir em “cursos presenciais”) e escolher o curso de sua preferência.

Cursos

Nas últimas ofertas, os cursos que têm sido oferecidos são:

  • Leitura e produção de textos acadêmicos

Leitura de textos acadêmicos em língua portuguesa com ênfase no ensino de estratégias de leitura que possam otimizar a compreensão leitora e ampliar o conhecimento textual (lexical, gramatica e textual-discursivo) e contextual (conhecimento de cultural e situacional).

Objetivo do curso: desenvolver estratégias de leitura e competências linguísticas necessárias para a compreensão de textos em contextos acadêmicos.

  • Aspectos da cultura brasileira

Aspectos da cultura brasileira que dizem respeito a interações cotidianas de estrangeiros intercambistas e imigrantes e brasileiros cuja primeira língua não seja o português ou que tenham relação com manifestações artístico-culturais do Brasil.

Objetivo do curso: fazer com que o aluno seja capaz de identificar aspectos da cultura brasileira no que diz respeito a interações; agir a partir de escolhas em algumas situações culturais no Brasil;  reconhecer diferenças entre aspectos da cultura brasileira em diferentes regiões – e de outras culturas que ele conhece; perceber manifestações artístico-culturais do Brasil ou de determinadas regiões do país.

  • Familiarização com o exame Celpe-Bras

Familiarização com o construto do exame Celpe-Bras através da análise e prática de tarefas orais (compreensão e produção orais) e escritas (compreensão oral, compreensão e produção escritas). Desenvolvimento de estratégias de compreensão oral e escrita. Discussão dos critérios de avaliação da parte escrita e da parte oral.

Objetivo do curso: Familiarizar o candidato com o exame Celpe-Bras, levando-o a compreender as exigências do exame em cada uma das tarefas integradas da parte escrita e da parte oral.

  • Leitura e produção de textos

Levantamento dos gêneros textuais/discursivos mais frequentes na rotina social dos sujeitos (mapas, panfletos, formulários, listas etc.), no cotidiano acadêmico das universidades brasileiras (resumo, resenha, artigo, ensaio etc.) e no exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, o Celpe-Bras (carta do leitor, texto de opinião, abaixo-assinado, crônica etc.); estudo das características desses gêneros; orientação de leituras de acordo com as características dos gêneros e subgêneros estudados; estudo dos elementos discursivos e léxico-semânticos desses gêneros; produção oral ou escrita dos gêneros estudados.

Objetivo do curso: Ao final do curso, o/a estudante estará apto a: reconhecer e utilizar os mais frequentes gêneros textuais/discursivos da sua rotina social, das práticas de escrita e leitura na academia da graduação e de cursos de pós- e dos textos que são mais solicitados no exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, o Celpe-Bras; identificar as características desses gêneros para utilizá-las em suas produções; refletir e posicionar-se sobre o uso desses gêneros na sociedade.

  • Cine-debate em PLA: explorando aspectos culturais pela produção cinematográfica brasileira

Aspectos da cultura brasileira apresentados por meio de curtas ou longas-metragens produzidos no Brasil/ sobre o Brasil, em língua portuguesa. A disciplina busca promover o debate intercultural sobre temas relevantes para a história do país, bem como sobre sua diversidade sociocultural, buscando valorizar os aspectos culturais que, eventualmente, os alunos imigrantes desconheçam por estar fora do interesse da grande mídia internacional.

Objetivo do curso:  identificar aspectos da cultura brasileira no que diz respeito a sua riqueza e variedade cultural e promover o diálogo intercultural, perceber manifestações artístico-culturais de determinadas/diferentes regiões do país, sobretudo aquelas marginalizadas do discurso da(s) grande(s) mídia(s); desconstruir estereótipos culturais acerca do Brasil/brasileiro/cultura brasileira.

Professores

Daniel dos Santos (arquifonema@gmail.com)

Mestrando em Linguística Aplicada - Unicamp
Maria Gabriela Pillegi-Provenzano (pileggimg@gmail.com)

Doutoranda em Linguística Aplicada - Unicamp
Mariana Godoy Martins (mari.gm@outlook.com)

Estudante de graduação em Letras - Unicamp

Horários

Os dias e horários dos cursos de português em andamento na próxima oferta (oferta G – início em 22/10/2018) são os seguintes: