Análise e desenvolvimento de recursos e materiais didáticos digitais inovadores

Análise e desenvolvimento de recursos e materiais didáticos digitais inovadores

A articulação dos novos e multiletramentos em um currículo supõe mais do que propor outros objetos, tempos e espaços de aprendizagem. Supõe o uso de recursos variados e modalidades de atividades inovadoras, no sentido de assegurar o protagonismo e algum nível de escolha dos  estudantes, de considerar questões e problemáticas de relevância social, de prever diferentes percursos e possibilidades e de se pautar por uma lógica de organização orientada em um primeiro plano pelas práticas de linguagem e atividades contextualizadas em campos de atuação, que, por sua vez, envolvem conhecimentos e  habilidades específicos.

A consideração dos novos e multiletramentos nessa perspectiva pode relativizar o processo de didatização e diluir as fronteiras entre a escola e as demais esferas e instâncias sociais ao possibilitar experiências culturais significativas e prever situações efetivas de participação social.

Nessa perspectiva, análises documentais desses recursos e modalidades de atividades bem como pesquisas que envolvam o acompanhamento de seus usos em diferentes contextos educacionais se fazem necessárias.

Pesquisas e textos
  • Projetos de (novos e multi) letramentos
  • LDDI
  • Aplicativos
  • ODA/OED/REA
  • Laboratórios, observatórios e incubadoras
  • Construtores de texto
  • Plataformas adaptativas