Análise e desenvolvimento de recursos e materiais didáticos digitais inovadores
A articulação dos novos e multiletramentos em um currículo supõe mais do que propor outros objetos, tempos e espaços de aprendizagem. Supõe o uso de recursos variados e modalidades de atividades inovadoras, no sentido de assegurar o protagonismo e algum nível de escolha dos estudantes, de considerar questões e problemáticas de relevância social, de prever diferentes percursos e possibilidades e de se pautar por uma lógica de organização orientada em um primeiro plano pelas práticas de linguagem e atividades contextualizadas em campos de atuação, que, por sua vez, envolvem conhecimentos e habilidades específicos.
A consideração dos novos e multiletramentos nessa perspectiva pode relativizar o processo de didatização e diluir as fronteiras entre a escola e as demais esferas e instâncias sociais ao possibilitar experiências culturais significativas e prever situações efetivas de participação social.
Nessa perspectiva, análises documentais desses recursos e modalidades de atividades bem como pesquisas que envolvam o acompanhamento de seus usos em diferentes contextos educacionais se fazem necessárias.
Pesquisas e textos
- Projetos de (novos e multi) letramentos
- LDDI
- Aplicativos
- ODA/OED/REA
- Laboratórios, observatórios e incubadoras
- Construtores de texto
- Plataformas adaptativas