Designs

No manifesto de 1996, escrito pelo Grupo de Nova Londres, os designs são considerados formas de construção de sentido que, por princípio, não separam produto e processo de produção. Para a pedagogia dos multiletramentos, o design é considerado o objeto central de trabalho, visto que é por meio dessa concepção de construção de sentido que visualizamos mais amplamente as multimodalidades e suas interfaces multiculturais. Os designs podem ser divididos em três: designs disponíveis (available designs), designing e redesign. O primeira abarca as construções de sentido presentes ao nosso redor, o que demanda um reconhecimento da própria realidade e as práticas que a atravessam. O segundo é processo de análise e interpretação dos designs disponíveis, o que ressalta não só os sentidos aparentes dos produtos em discussão, mas também a dinâmica de produção e construção desses sentidos. Por fim, o redesigning é o processo de produção e ressignificação do design, o que perpassa a adaptação e reconstrução do design para o contexto, realidade e situação próprias do espaço em que ele está sendo trabalhado.

Referências:

BAKER, Elizabeth A. (Org.). The New Literacies: Multiple Perspectives on Research and Practice. New York: Guilford, 2010.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Orgs.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Psychology Press, 2000.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. The Things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Orgs.). A pedagogy of multiliteracies: Learning by design. Springer, 2015.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Literacies. Cambridge University Press, 2012.

ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e os multiletramentos. In: ROJO, Roxane (Org.). Escola Conectada: os multiletramentos e as TIC. São Paulo: Parábola. 2013.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, v. 66, n. 1, p. 60-93, 1996.

[Primeira formulação: Victor Schlude Ribeiro; contribuições: Jacqueline Barbosa]