Doutorado | 2009 | Gorete Neto, Maria | As representações dos Tapirape sobre sua escola e as línguas faladas na aldeia: implicações para a formação de professores | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2010 | Braz, Evódia de Souza | Línguas e identidades em contexto de fronteira Brasil/Venezuela | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2010 | Nogueira, Aryane Santos | Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2010 | Sakaguchi, Noemia Fumi | Alfabetizar letrando em português como língua estrangeira: as estórias não contadas por um grupo de crianças coreanas | Fiad, Raquel Salek |
Doutorado | 2011 | Abram dos Santos, Lilian | Modos de escrever: tradição oral, letramento e segunda língua na educação escolar wajãpi | Maher, Terezinha Machado |
Doutorado | 2012 | Patel, Samima Amade | Um olhar para a formação de professores de educação bilíngue em Moçambique: foco na construção de posicionamentos a partir do lócus de enunciação e actuação | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2013 | Bizon, Ana Cecília Cossi | Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2013 | Fernandes, Elaine Botelho Corte | "Aqui é o lugar do surdo. E põe essa imagem mais pra lá": línguas, representações e territórios em práticas de letramento de uma comunidade surda em contexto religioso ouvinte | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2013 | Furlan, Cássia Cristina | A materialização de políticas de governo em sites de embaixadas do Brasil no exterior e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa | Bolonhini, Carmen Zink |
Mestrado | 2013 | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva | Identidades em trânsito: ser-estar entre línguas-culturas e pobreza | Coracini, Maria José |
Doutorado | 2014 | Carneiro, Alan Silvio Ribeiro | Políticas linguísticas e identidades sociais em trânsito: língua(gem) e construção da diferença em Timor-Leste | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2015 | Cândido, Marcela Dezotti | Avaliação da interação face a face no exame Celpe-Bras: as características dos elementos provocadores e a atuação dos examinadores-interlocutores | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Mestrado | 2016 | Schmid, Helena Karla Isoppo | O ensino de português como língua adicional em contexto de plurilinguismo: perspectivas de uma cooperante docente em Timor-Leste | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2017 | Anunciação, Renata Franck Mendonça de | Somos mais que isso: práticas de (re)existência de migrantes e refugiados frente à despossessão e ao não reconhecimento | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2017 | Dorta, Jéssica Vasconcelos | Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional para a aprendizagem de português escrito pelos surdos | Rocha, Cláudia Hilsdorf |
Doutorado | 2017 | Moroni, Andreia Sanchez | Português como língua de herança na Catalunha: representações sobre identificação, proficiência e afetividade | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2018 | Silva, Naiara Siqueira | "Eu falo boliviano e brasileiro": a educação linguística de filhos de imigrantes bolivianos em uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2018 | Alencar, Tiêgo Ramon dos Santos | Para além das fronteiras: narrativas de professores universitários sobre o lugar do Português como Língua Adicional no Amapá | Bizon, Ana Cecília Cossi |
Doutorado | 2019 | Camargo, Helena Regina Esteves de | Diálogos transversais: narrativas para um protocolo de encaminhamentos às políticas de acolhimento a migrantes de crise | Bizon, Ana Cecília Cossi |
Mestrado | 2019 | Dangió, Gabriel Vinicius | Vozes do Pró-Haiti: narrativas sobre reterritorialização em contexto brasileiro | Bizon, Ana Cecília Cossi |
Mestrado | 2019 | Santos, Daniel dos | Formação docente em um site de rede social para professores de PLE: da organização e dos indícios de identidades | Rocha, Cláudia Hilsdorf |
Doutorado | 2020 | Sá, Rubens Lacerda de | Internacionalização, hospitalidade e ideologia: por um protocolo de acesso, acolhimento e acompanhamento | Lima, Erica Luciene Alves de |
Mestrado | 1990 | Maher, Terezinha de Jesus Machado | Já que é preciso falar com os doutores de Brasília: subsídios para o planejamento de um curso de português oral em contexto indígena | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 1990 | Rodea, Marisela Colin | Você não é brasileiro?: um estudo dos planos pragmáticos na relação português-espanhol | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Mestrado | 1991 | Lim, Eun Suk | Aquisição da preposição "de" por um falante de língua posposicional | Henriques, Eunice Ribeiro |
Mestrado | 1993 | Morita, Marisa Kimie | Diálogo a distância no processo de aquisição da oralidade em língua estrangeira | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Mestrado | 1993 | Patrocínio, Elizabeth Fontão do | Repensando o conceito de competência comunicativa no "aquecimento" da aula de português-lingua estrangeira: uma perspectiva estratégica | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 1994 | Bizon, Ana Cecília Cossi | Características da interação em contexto de ensino regular e em contexto de ensino interdisciplinar de português-língua estrangeira | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Mestrado | 1994 | Leiva, Myriam Jeannette Serey | Falsos cognatos em português e espanhol | Henriques, Eunice Ribeiro |
Mestrado | 1995 | Mendes, Jackeline Rodrigues | Descompassos na interação professor-aluno na aula de Matemática em contexto indígena | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 1995 | Naddeo, Maria Lucia Mercante | O processo de construção da aula de segunda língua | Henriques, Eunice Ribeiro |
Mestrado | 1996 | Ferreira, Itacira Araujo | O processo de ensino/aprendizagem de português-língua estrangeira no contexto de mercosul: uma analise de abordagem e metodologia | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Mestrado | 1996 | Goldstein, Maria Suely Oliveira | Interação entre professores (alemães e brasileiros) em situações de macro- e micro-imersão | Henriques, Eunice Ribeiro |
Doutorado | 1996 | Maher, Terezinha de Jesus Machado | Ser professor sendo índio: questões de língua(gem) e identidade | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 1996 | Sani, Fanca | O lugar e as relações do português como língua oficial na escola de Guiné-Bissau | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Mestrado | 1996 | Sterfeld, Liliana | Aprender português-língua estrangeira em ambiente de estudos sobre o Brasil: a produção de um material | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Mestrado | 1997 | Jung, Neiva Maria | Eventos de letramento em uma escola multisseriada de uma comunidade rural bilíngue (alemão/português) | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 1999 | Flores Pedroso, Sergio | A carga cultural compartilhada: a passagem para a interculturalidade no ensino de português língua estrangeira | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Doutorado | 1999 | Pereira, Maria Ceres | Naquela comunidade rural, os adultos falam “alemão" e "brasileiro". Na escola, as crianças aprendem o português: um estudo do continuum oral/escrito em crianças de uma classe bisseriada | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2000 | Fonseca, Ana Silvia Andreu da | Além da "inadequação gramatical": visão discursiva das instabilidades do "eu" em aprendizes de português L2 | Serrani, Silvana Mabel |
Doutorado | 2000 | Ortiz Alvarez, Maria Luisa | Expressões idiomáticas do português do Brasil e do espanhol de Cuba: estudo contrastivo e implicações para o ensino de português como língua estrangeira | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Doutorado | 2001 | Mendes, Jackeline Rodrigues | Ler, escrever e contar: práticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores índios no Parque Indígena do Xingu | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2001 | Rottava, Lucia | A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de português como L2 para hispano-falantes | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Doutorado | 2002 | Cesar, America Lucia Silva | Lições de abril: construção de autoria entre os pataxó de coroa vermelha | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2003 | Freitas, Deborah de Brito Albuquerque Pontes | Escola Makuxi: identidades em construção | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2003 | Pessini, Marcia Palharini | A aquisição do português escrito por Alex, entre o Paraguai e Brasil: um estudo de caso | Doi, Elza Taeko |
Doutorado | 2004 | Lima, Maria do Socorro Correia | Surdez, bilinguismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito | Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade |
Doutorado | 2004 | Santos, Maria Elena Pires | O cenário multilíngue, multidialetal, multicultural de fronteira e o processo identitário brasiguaio na escola e no entorno social | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2005 | Gorete Neto, Maria | Construindo interpretações para entrelinhas: cosmologia e identidade étnica nos textos escritos em português, como segunda língua, por alunos indígenas Tapirapé | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2005 | Silva, Ivani Rodrigues | As representações do surdo na escola e na família: entre a (in)visibilização da diferença e da "deficiência" | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2006 | Favorito, Wilma | O difícil são as palavras: representações de / sobre estabelecidos e outsiders na escolarização de jovens e adultos surdos | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2006 | Patel, Samima Amade | Olhares sobre a educação bilíngue e seus professores em uma região de Moçambique | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2006 | Rodrigues, Meirélen Salviano Almeida | O exame Celpe-Bras: reflexões teóricas para o professor de português para falantes de outras línguas | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Mestrado | 2006 | Sakamori, Lieko | A atuação do entrevistador na interação face a face do exame Celpe-Bras | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Mestrado | 2006 | Santos, Vanderlei dos | Vocabulário e leitura: a elaboração de uma lista de palavras de uso acadêmico em português do Brasil | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Mestrado | 2007 | Araujo, Katia da Silva | A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em língua estrangeira | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Doutorado | 2007 | Fritzen, Maristela Pereira | Ich kann mein Name mit letra junta und letra solta Schreiben: bilinguismo e letramento em uma escola rural localizada em zona de imigração alemã no Sul do Brasil | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Doutorado | 2007 | Gottheim, Liliana | A gênese da composição de um material didático para ensino-aprendizagem de português como segunda língua | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Doutorado | 2008 | Felix, Ademilde | Surdos e ouvintes em uma sala de aula inclusiva: interações sociais, representações e construções de identidades | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2008 | Furlan, Cássia Cristina | Povos no Brasil: quem são eles nos livros didáticos de Português como língua estrangeira? | Bolonhini, Carmen Zink |
Doutorado | 2008 | Nincao, Onilda Sanches | Koho Yoko Havovo/O Tuiuiú e o Sapo: biletramento, identidade e política linguística na formação continuada de professores Terena | Maher, Terezinha Machado |
Mestrado | 2008 | Pereira, Maira Zamproni | "Cada surdo tem um jeito diferente, igual o professor": a interação entre surdos e ouvintes em contexto de apoio pedagógico | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2009 | Coelho, Veronica Maria de Gouveia | Casais interétnicos - Filhos bilíngues?: representações como indícios de políticas de (não) transmissão da língua minoritária da família | Maher, Terezinha Machado |
Doutorado | 2009 | Goldstein, Maria Suely Oliveira | Contos populares compilados e discurso no currículo da educação bilíngue alemão-português, no Brasil | Bolonhini, Carmen Zink |
Mestrado | 2015 | Fonseca, Dayse Farias | A prática reflexiva do professor de português: língua estrangeira | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Doutorado | 2015 | Nogueira, Aryane Santos | "O surdo não ouve, mas tem olho vivo": a leitura de imagens por alunos surdos em tempos de práticas multimodais | Cavalcanti, Marilda do Couto |
Mestrado | 2015 | Pileggi, Maria Gabriela Silva | Tarefas integradas nos exames de proficiência CELPE-BRAS e TOEFL iBT | Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi |
Mestrado | 2016 | Gabas, Tatiana Martins | O valor das línguas no mercado linguístico familiar: políticas e ideologias linguísticas em famílias sul-coreanas transplantadas | Maher, Terezinha Machado |
Doutorado | 2016 | Castanho, Eli Gomes | Entre a tradição e a tradução: representações sobre identidades e línguas da fronteira Brasil/Paraguai | Maher, Terezinha Machado |
Doutorado | 2016 | Nora, Andreza Barboza | "Igual ao biscoito recheado, aquele meio a meio, meio surda, meio ouvinte": línguas, identidades e representações em um curso superior bilíngue (LIBRAS/Língua Portuguesa) | Cavalcanti, Marilda do Couto |