O grupo de pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de Língua Portuguesa realizará a segunda edição do seu encontro anual, no dia 10 de outubro de 2019, com o tema Leituras e leitores na escola: ressignificações em tempos incertos, no Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.

O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, professores da educação básica e estudantes dos cursos de Letras, de Pedagogia e demais interessados, a fim de discutir os processos e práticas de formação de leitores na escola. Considerando o atual cenário educacional brasileiro, objetivamos problematizar a formação de leitores e sinalizar os desafios e diferentes perspectivas inerentes à construção de práticas de ensino de leitura e de formação de leitores que possam dialogar com as demandas das escolas brasileiras em suas emergências e singularidades.

Inspirados pelo desafio histórico da consolidação do direito de ler e de ser leitor, buscamos formas de compreender como novos e antigos objetos de leitura e práticas de multi e novos letramentos podem dividir – e disputar – espaço em práticas escolares diversas.

Nesse sentido, convidamos ao debate pesquisadores das áreas da Linguística Aplicada, Linguística e Educação; professores da educação básica; estudantes de graduação e de pós-graduação, a fim de compartilharem, no evento, suas reflexões e pesquisas. A ideia é problematizar questões conceituais, metodológicas e didáticas referentes à formação de leitores e à promoção da leitura em (in)certos tempos no Brasil contemporâneo.

Grupo MELP