O grupo de pesquisa MELP é composto por pesquisadores da UNICAMP e de outras instituições de ensino que atuam com a formação de professores, ensino de línguas e construção/elaboração de materais didáticos. Compõem ainda o grupo alunos de graduação, mestrado e doutorado que realizam pesquisas no campo da Linguística Aplicada. 

Líder do Grupo de Pesquisa

Profa. Dra. Márcia Rodrigues de Souza Mendonça

Integra o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp (PPGLA) na linha de Linguagens e educação linguística e é professora do curso de Licenciatura em Letras da Unicamp. Centra suas pesquisas em ensino de língua materna, com interesse em práticas de letramentos e de novos multiletramentos, análise linguística, materiais didáticos, formação e trabalho docente, escrita em contexto de vestibular e organização curricular. Realiza assessorias a órgãos públicos e é autora de materiais didáticos para EJA e para Educação no Campo. Coordenou, com Marcos Lopes e Anna Bentes, o PIBID Letras Unicamp (2014-2017; 2017-2028) e, junto com Jacqueline Barbosa e Marcos Lopes, a Residência Pedagógica (RP) do curso de Letras (2020-2021).

Pesquisadores

(Em ordem alfabética)

Carla Botteon Catai

Mestranda em Linguística Aplicada, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvo a minha dissertação sobre as imbricações do ensino de escrita e da formação do professor a partir da caracterização da profissão do corretor de redação. Sou graduada em Letras também pela Unicamp. Tenho experiência profissional no ensino de língua portuguesa para Ensino Fundamental II, Ensino Médio e em cursos pré-vestibulares e na correção e revisão de textos, mas às vezes esqueço se as palavras têm hífen ou não.

Daniel dos Santos

É doutorando em Linguística Aplicada na Unicamp e mestre na mesma área e instituição. Fez pós-graduação em Gestão Escolar pela USP (Esalq) e tem licenciatura em Letras pela UFRJ. Trabalhou com professor de português como língua materna e estrangeira em diferentes contextos (educação básica pública, extensão universitária, instituições privadas) e, atualmente, orienta monografias na pós-graduação do Instituto Pecege (USP-Esalq). No MELP, seu interesse de pesquisa passa pela profissão “corretor de redação”, dialogando com formação de professores e neoliberalismo na educação.

Fátima Maria da Rocha Souza

Doutoranda em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cursa a Especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atuou como educadora em ambientes formais e não formais e é Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Atuou com gestão pública de cultura e de juventude como Supervisora de Literatura da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, integrou a equipe que implementou o Projeto CUCA em Fortaleza, trabalhando como Diretoria de Núcleos de Atividades Especiais (Protagonismo Juvenil, Comunicação Popular, Promoção de Saúde e Economia Criativa). Foi Diretora de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Ceará, e dirigiu o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).

Juliana Vegas Chinaglia

Doutora em Linguística Aplicada, Mestra em Linguística Aplicada e Licenciada em Letras, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem como interesses de pesquisa games na educação, gamificação, materiais didáticos, objetos educacionais digitais e objetos de aprendizagem, sob a perspectiva teórica dos multi e novos letramentos. Durante a graduação, recebeu Menção Honrosa, da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP, pela sua pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. É autora, produtora de conteúdos e editora de materiais didáticos para Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Português para Estrangeiros.

Lucas dos Santos Costa

Doutorando em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre na mesma área e pela mesma instituição. É graduado em Letras – Licenciatura em língua portuguesa, língua inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade de Gurupi (UnirG). Tem experiência profissional no ensino dessas línguas. Gosta de escrever poemas. No MELP, realiza pesquisas sobre ensino de língua materna, análise linguística/semiótica, trabalho e saberes docentes, formação de professores e (multi)letramentos. Desenvolve a tese na linha de pesquisa Linguagens e Educação Linguística.

Mariana Hernandes Porto

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nas modalidades Letras-Português e Letras-Português como Segunda Língua/Língua Estrangeira. Tenho como interesse de pesquisa as habilidades de leitura e escrita no Vestibular Unicamp e atualmente trabalho como corretora de redação.

Marília Araújo Fernandes Dias

Mestranda junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – Unicamp), desenvolve sua pesquisa voltando-se para o Ensino de Língua Materna, Práticas de Análise Linguística, Saberes docentes e Formação docente. Possui Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio da Escola Salesiana São José, tendo lecionado Inglês na mesma instituição e setor. Durante a graduação desenvolveu pesquisa na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: neurolinguística discursiva, patologização do ensino, memória e atenção.

Natália Franzoni Oliveira de Almeida

Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp (2019), na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre o ensino de escrita no contexto escolar (educação técnica). Licenciada em Letras-Português, também pela Unicamp (2016). Tem experiência no ensino de português como língua materna no contexto da educação básica (pública e privada). Atualmente atua como professora de português em escolas da rede privada.

Nayara da Silva Queiroz

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de pesquisa: Linguagens e Educação Linguística. Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/ RS. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário do Maranhão- UNICEUMA. Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras, pela Faculdade Dom Bosco e ainda em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Leonardo da Vinci. Atualmente, é revisora de textos institucionais e professora da Universidade Estadual do Maranhão – Programa ENSINAR. No MELP desenvolve pesquisas sobre ensino de língua materna, atuando principalmente nas práticas de análise dos aspectos multimodais presentes na produção escrita na universidade.

Rafael Mota

Doutorando em Linguística Aplicada pela Unicamp, possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É servidor público da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, onde atua como formador de professores. Ministrou a disciplina de Língua Portuguesa e já atuou como coordenador pedagógico, ambos no Ensino Médio. Trabalha como professor de Redação em um cursinho pré-vestibular público no Ceará e ministrou disciplinas do curso de Letras e Pedagogia em institutos universitários do estado. No MELP desenvolve pesquisas sobre formação de professores de línguas, letramentos e práticas de análise linguística no ensino de língua materna.

Rosivaldo Gomes

Doutor em Linguística Aplicada – Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. É professor Adjunto na área de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras – Mestrado (PPGLET/UNIFAP) e do Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras). No Melp realiza pesquisas que tratam sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contexto escolares e não escolares, análise e elaboração de materiais didáticos, educação linguística, identidade, formação de professores na perspectiva dos estudos de letramento e da decolonialidade.

Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professora de Língua Portuguesa, na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM). Tem experiência no ensino de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, além de uma experiência na gestão da educação pública, tendo atuado na implementação e no monitoramento de políticas públicas educacionais na Seduc/AM. Atuou na função de Coordenadora da Área de Linguagens para a escrita do Referencial Curricular Amazonense – Ensino Médio. No MELP, realiza pesquisa voltada ao ensino de língua materna, com ênfase nas práticas de linguagens, multiletramentos e implementação do currículo de língua portuguesa.