O grupo de pesquisa (Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa (MELP) foi desenvolvido para congregar pesquisas sobre o ensino de lìngua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de profesores, materiais didáticos e organização curricular.

Suas linhas de pesquisa compreendem:

  • Formação de Professores de Língua Portuguesa e Multiletramentos

  • Práticas didáticas, artefatos didáticos e (multi)letramentos

  • Trabalho, letramentos e multiletramentos

Além da pesquisa em Linguística Aplicada, o grupo também atua na produção de materiais didáticos, na formação de professores e na elaboração de documentos auxiliares à implementação de propostas curriculares.

Os objetivos do MELP compreendem:

  • Refletir sobre os modos como o ensino de língua portuguesa se concretiza em práticas de (multi)letramentos (e novos letramentos), considerando as tensões entre os desafios do cotidiano pedagógico e a potência emancipatória que tais práticas podem abrigar em termos de produção de sentidos na área de linguagens;
  • Analisar práticas docentes sob uma perspectiva etnográfica, buscando compreendê-las na interface com a formação docente, o currículo efetivado e o prescrito, os materiais didáticos e as TDIC envolvidas. O foco da análise pode se centrar também na elaboração e/ou uso de materiais didáticos, que serão relacionados também com os aspectos mencionados.

Veja a seguir mais informações sobre o MELP no Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1124452402287118