Em 2022 a expressão “Grupo de leitura e discussão” precedia “Por uma clínica do escrito”. O caminho percorrido inverteu a ordem. Três termos: cifra, imagem e vazio indicam um percurso, ou seja, uma mudança que se deu no e pelo funcionamento da leitura linha a linha do posfácio de Jean Allouch (2021) “Alteridade literal” ao seu texto anterior “Letra a letra” (1984). Esse percurso nos autoriza acrescentar o termo transfigurar ao tríptico proposto por Allouch: transcrever, traduzir e transliterar em 1984, uma vez que o caminho percorrido levou à seguinte questão: qual o estatuto e a potência da imagem e sua relação ou não-relação com a leitura? Três + 1: cifra, imagem, vazio + espaços e tempos da clínica do escrito. Trama singular de espaço e tempo, no dizer de Didi Huberman. Aos termos da leitura de Allouch se trança o nosso “trans”: transfiguração. Questões a serem trabalhadas em 2023:
O estatuto da cifra, ou a “cor significante”, real no simbólico O estatuto “agido” e a “potência” da imagem A vacuidade do objeto e a incorporeidade de sua erótica singular: a contribuição da lógica dos estóicos. Propomos tomar essa dança 3+1 entre-textos como trabalho para o ano de 2023, mantendo encontros semanais de leitura linha a linha de um texto estabelecido, guardando espaço para seu atravessamento por demais leituras.

Textos:
Allouch, J. Letra a letra (1984)
Allouch, J. Alteridade literal (2021)
Allouch, J. O Outrossexo: não existe relação heterossexual, (2022).
Benjamin, W. Passagens, (2006)
Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política. Pequena história da fotografia. (1994)
Bréhier, É. A teoria dos incorporais no estoicismo antigo, (2012)
Didi-Huberman O que vemos, o que nos olha, (1998)
Lacan, J. “Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol V Stein”, Outros Escritos, (2003)
Lacan, J. “Radiofonia”, Outros Escritos, Jorge Zahar Editor, 2003. Lacan, J. “Lituraterra”, Outros Escritos, Jorge Zahar Editor, 2003.
Lacan, J. “Introdução à edição alemã de um primeiro volume dos Escritos”, Outros escritos, (2003)
Viltard, M. Falar com as paredes – notas sobre a materialidade do signo, Revista Literal, no 7, 2004

Grupo proponente: Adeane Fleury, Carlota Zilberleib, Gabriel Lima de Oliveira, Gloria Carvalho, João Paulo Ayub Fonseca, Maria Letícia de Oliveira Reis, Nina Virgínia de Araújo Leite, Ricardo Pacheco, Tamara Pellizzari Ferrari.

Encontros às quartas

Horário: 13:30 às 15:00 por Zoom
Interessados devem enviar mensagem para ricardoazevedopacheco@yahoo.com.br