Coordenação: Conceição Azenha (cissazenha@gmail.com) e  Gloria Monteiro de Carvalho (gmmcarvalho@uol.com.br)

O presente grupo é tributário de dois grupos criados em 2019: Tempo para Literatura e O Estádio do Espelho como formador da função do Eu.

O primeiro, coordenado por Vera Colluci, partiu do “tratamento que Freud deu ao texto literário Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen (1907 [1906]), no qual reconhece que o “escritor verdadeiramente criativo tem a mente humana como seu legítimo campo de trabalho, sendo desde sempre um precursor da ciência” cujo objetivo era “criar um espaço de encontro com a leitura do texto de um autor criativo”, reconhecendo, com Freud que o ‘escritor verdadeiramente criativo tem a mente humana como seu legítimo campo de trabalho, sendo desde sempre um precursor da ciência’. Nesse sentido, o grupo funcionava com reuniões para leitura em voz alta de textos literários de autores previamente escolhidos, entendendo que “o escritor criativo oferece ao analista fonte de saber inconsciente e articulação teórica”.

O segundo, coordenado por Maria Teresa Lemos propunha, de forma coordenada aos encontros do Tempo para Literatura e a partir de uma oficina realizada no ano anterior “dar continuidade ao tema da temporalidade (ou temporalidades) que são partes fundamentais do dispositivo analítico e do modo operatório da própria teoria, como o “só-depois”, o “antes que”, e agora (no texto do “Estádio do Espelho”), o “precipitar-se” que faz parte da forma que toma o “eu”.”

Desde então, o grupo tem funcionado dessa maneira: um tempo para literatura, um intervalo que antes da pandemia era presencial e incluía café e prosa e, a seguir, um tempo para articulações teóricas com a psicanálise. Houve algumas reformulações e passou a ser um único grupo com o título “Tempo para literatura/Espaço do espelho” . Para Maria Teresa, tempo para esse trabalho precisava ter um fim e ela se desligou do grupo. Vera faleceu em 2020. No entanto, o desejo de prosseguir foi sentido por vários membros do grupo.

Segundo Vera Colucci, o trabalho deveria servir como um estímulo à pesquisa no sentido mais próximo possível da experiência própria ao leitor, que vai de um texto a outro, seguindo um fio que, na maior parte das vezes, é desconhecido, mas que vai se compondo. Este mesmo movimento dá margem a uma trama de questões que o impulsionam à escrita ou a novas leituras. Não menos importante era, para ela, incluir o prazer e o desprazer na leitura como elementos desse movimento de pesquisa, ao qual se juntaram ainda – sem que tivessem sido previstas originalmente – as questões surgidas da leitura em voz alta de cada qual e de cada um.

Nesse sentido, a proposta desse grupo é continuar a aposta de Vera e, com o grupo, escolher os textos literários e psicanalíticos para leitura e articulações teóricas.  Conceição Azenha e Glória Carvalho se propõem a coordenar os trabalhos que devem continuar uma vez por mês e no mesmo dispositivo: leitura em voz alta dos textos literários / intervalo / leitura em voz alta dos textos psicanalíticos e discussões/articulações.

Datas: 04/03, 01/04, 06/05, 03/6 e 01/07 (sempre os primeiros sábados de cada mês)

Horário:  das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30.

Forma remota: via Google Meet

BORGES, J. L. O Aleph. Companhia das Letras: 2008.
DOSTOIÉVSKI, F. O duplo. Editora 34: 2013.
SHAKESPEARE, W. A tempestade. Companhia das Letras: 2022.

LACAN, J. Shakespeare, Duras, Wedeking, Joyce. Assirio & Alvin: 1989.