Responsável / coordenador:

Dr. Marlon Augusto Barbosa (UFF) – marl.augustbarbos@gmail.com

Descrição: “– A história é um pesadelo de que tento despertar-me”. Essa citação é uma fala de Stephen Dedalus, retirada da primeira parte (“Telemaquia”) do Ulisses, de James Joyce. A frase diz respeito não apenas à História (irlandesa, no caso de Joyce), mas também à história pessoal do personagem. Retomada aqui como epígrafe, a declaração de Stephen aponta para aquilo que, na Literatura Portuguesa, tem sido sempre uma espécie de trauma ou até mesmo obsessão: compreender, representar ou até mesmo reescrever, por vezes, a História e as histórias. Partindo dessa premissa, o objetivo desse grupo de estudos é, a partir da leitura de alguns romances produzidos depois do 25 de abril de 1974, entender como a Literatura Portuguesa elabora, com o fim da ditadura salazarista, um certo “despertar” traumático; levantando temas e problemas como, por exemplo, a questão da perda que, de diferentes modos – seja em relação ao amor, à família ou à identidade –, sempre se movimenta em direção a um: o que fazer com o que resta, com isso que sobra dessa grande noite? A proposta desse ano é dar continuidade ao grupo de estudos de 2022.

Encontros: 19 de abril, 24 de maio, 21 de junho, 19 de julho, 23 de agosto, 20 de setembro e 25 de outubro.

Horário: 14 horas às 16 horas.

Local: Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense

O Labirinto da Saudade, de Eduardo Lourenço
O vale da paixão, de Lídia Jorge
A floresta em Bremerhaven, de Olga Gonçalves
Caderno de Memórias Coloniais, de Isabela Figueiredo
o nosso reino, de Valter Hugo Mãe
a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe

Referencial bibliográfico

BRANCO, Lucia Castello (Org.). Shoshana Felman e a coisa literária: escrita, loucura, psicanálise. Belo Horizonte: Letramento, 2020.
BRAUNSTEIN, Néstor. Memoria y espanto. México: Siglo XXI, 2008.
CASSIN, Barbara. La Nostalgie. Quand donc est-on chez soi? Paris: Pluriel, 2015.
FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de Memórias Coloniais. São Paulo: Todavia, 2018.
FREUD, Sigmund. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia: (“O caso Schreber”): artigos sobre técnica e outros textos. Tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GONÇALVES, Olga. A floresta em Bremerhaven. Lisboa: Caminho, 1991.
JORGE, Lídia. O vale da paixão. Lisboa: D. Quixote, 1998.
LACAN, Jacques. Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e imagem e miragem da Lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LOURENÇO, Eduardo. O Labirinto da Saudade. Lisboa: Gradiva, 2005.
MÃE, Valter Hugo. a máquina de fazer espanhóis. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MÃE, Valter Hugo. o nosso reino. São Paulo: Editora 34, 2012.