outrarte 5_pptxXX Jornada Corpolinguagem/XII Encontro Outrarte
TRANSGRESSÃO E ATO
25, 26 e 27 de novembro
 Unicamp – Plataforma ZOOM

O ano de 2020 será, para o Outrarte, o ano em que colocaremos em questão o que é da ordem do ato e o que é da ordem da transgressão. Esses dois termos, um bastante teorizado por Lacan, o outro advindo da questão mais atual relativa ao estatuto da palavra e da sua função no contexto dos discursos correntes e dos diz-correntes, nos interessam como possibilidade de dar prosseguimento às discussões iniciadas nos encontros em que os termos “anatomia e destino” (do encontro de 2017) incluíram depois o termo “liberdade” (tema de 2018).
A entrada da “liberdade” se, por um lado, incluía um terceiro termo que nos fazia redizer o tema anterior e contemplar o que havia ficado fora, por outro lado impedia de nomear o trans, que sob sua presença, ali se deslocava. Assim, buscando traçar o percurso da chegada no tema transgressão e ato reencontramos o trans que fora esquecido. A “liberdade” aprisionou o “trans” que agora retorna na transgressão? Voltemos mais uma vez, portanto, à questão sexual, agora não mais pela via da diferença, mas sim da sua não-relação.
Se a lei da linguagem é a impossibilidade de fugir à divisão pela qual o efeito do significante é a divisão sujeito do inconsciente/objeto causa, por que falar de transgressão e ato? Todo ato, em seu ultrapassamento, é marcado por uma transgressão?
O que pode um psicanalista em tempos sombrios? Se podemos hoje facilmente alinhar a sombra à presença do vírus que a tudo invadiu, e mesmo ao flerte perigoso com o que ameaça a democracia, não nos deixemos enganar: trata-se de uma sombra que nos deixa uma única sobra – retornar ao estatuto da palavra que vem sendo demitida. Assim, o trans que nos interroga em ato circunscreve-se no campo freudiano à dimensão do dizer e do dito. De que modo o ato analítico realiza uma transgressão do já dito e do já escrito?
A pandemia nos faz propor um novo formato, assim, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020, nos encontraremos pela Plataforma ZOOM em torno de conferências e apresentações dos grupos de trabalhos do Outrarte. Não haverá taxa de inscrição e os interessados deverão indicar seu interesse através do e-mail: outrarte@iel.unicamp.br, entre os dias 10 e 15 de novembro de 2020. Número limitado de vagas.

PROGRAMAÇÃO

25 de novembro, quarta-feira:

10h – Conferência de Ana Costa (APPOA-UERJ)

14h – Apresentação do Grupo de Estudos
A autobiografia depois de Freud, coordenação de Flavia Trocoli (UFRJ)

26 de novembro, quinta-feira:

10h – Apresentação do Seminário Entre – com Cláudia Lemos
(Unicamp) e Nina Leite (Unicamp)

14h – Conferência de Trajano Vieira (Unicamp)

27 de novembro, sexta-feira:

10h – Apresentação do Tempo para a literatura / Espaço do Espelho
Coordenação de Vera Colucci e Maria Teresa Lemos

14h – Apresentação do Grupo de Leitura e discussão
“A lógica do fantasma”
coordenação de Nina Leite

16h – Encerramento com
Markus Lasch (UNIFESP) e Flavia Trocoli (UFRJ)
coordenadores do Outrarte

Interessados deverão indicar seu interesse
através do e-mail:
outrarte@iel.unicamp.br,
entre os dias 10 e 15 de novembro de 2020.
Número limitado de vagas.

NÃO HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADOS