Análise de produções e objetos digitais
O trabalho na escola com os novos e multiletramentos requer uma apropriação mínima desses letramentos, o que supõe da parte dos docentes não só algum tipo de vivência dessas práticas, como conhecimentos técnicos e estéticos específicos e a compreensão dos contextos de circulação e dos horizontes apreciativos em jogo em gêneros e atividades que constituem essas práticas letradas, foco desse subprojeto. O âmbito dos trabalhos vinculados a esse eixo envolve ainda discussões de cunho metodológico sobre ferramentas, métodos e procedimentos para a análise desses gêneros e objetos.
Pesquisas e textos
- Anime Music Video (AMV), Multi e Novos Letramentos: O remix na cultura Otaku – Eduardo de Moura Almeida.
- Fandom do The Sims: Gêneros no ethos dos novos letramentos – Kauan Taiar Schiavon.
- Multiletramentos na rede social online Facebook: conhecendo para explorar – Kátia Sayuri Fujisawa.
- Clica no sininho para receber notificação: análise das produções dos booktubers e de suas possíveis contribuições para o trabalho com literatura na escola – Juliana Palermo.
- Cultura remix na escola: possibilidades e aprendizagens – Suzy Costa Rocha