Análise de produções e objetos digitais

O trabalho na escola com os novos e multiletramentos requer uma apropriação mínima desses letramentos, o que supõe da parte dos docentes não só algum tipo de vivência dessas práticas,   como conhecimentos técnicos e estéticos específicos e a compreensão dos contextos de circulação e dos horizontes apreciativos em jogo em gêneros e atividades que constituem essas práticas letradas, foco desse subprojeto. O âmbito dos trabalhos vinculados a esse eixo envolve ainda discussões de cunho  metodológico sobre ferramentas, métodos e procedimentos para a análise desses gêneros e objetos.

Pesquisas e textos
  • Fandom do The Sims: Gêneros no ethos dos novos letramentos –  Kauan Taiar Schiavon.
  • Multiletramentos na rede social online Facebook: conhecendo para explorar – Kátia Sayuri Fujisawa.
  • Clica no sininho para receber notificação: análise das produções dos booktubers e de suas possíveis contribuições para o trabalho com literatura na escola – Juliana Palermo.
  • Cultura remix na escola: possibilidades e aprendizagens – Suzy Costa Rocha