Lançamento de E-Book

• por

O livro Docência pandêmica: práticas de professores de línguas no ensino emergencial remoto explora diferentes olhares para as práticas pedagógicas em contexto de ensino pandêmico. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), diferentes atividades da vida humana foram modificadas pela necessidade de distanciamento e isolamento social. Dentre elas, a educação passou por tremendas transformações que desafiaram temáticas há tempos presentes na agenda do sistema educacional: desigualdades sociais, acesso à internet de qualidade e uso/integração pedagógica de tecnologias digitais.

Considerando em especial uma discussão já iniciada há pelo menos 20 anos sobre a necessária presença de tecnologias digitais em sala de aula, os capítulos e discussões presentes no livro pretendem articular os paradoxos, tensões e debates entre uma pedagogia significativa para um mundo contemporâneo – cada vez mais digital e transmidiático – e as profundas desigualdades sociais que resultam em exclusão digital docente e discente em nossa sociedade brasileira.

Os capítulos partem de um esforço coletivo iniciado em disciplina sobre formação docente em contexto de educação linguística ministrada pela Profa. Dra. Márcia Mendonça no Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada da Unicamp no segundo semestre da pandemia, em 2020. No desenvolvimento da disciplina, uma pesquisa foi de campo foi realizada, com coleta, tratamento e análise de dados sobre o ensino de línguas em tempos pandêmicos (entrevistas, questionários e narrativas docentes). O livro, portanto, tem o intuito de socializar discussões e reflexões sobre esse momento tão peculiar e contraditório da educação linguística e das práticas docentes, com a constante expectativa de ampliação do debate educacional crítico e socialmente engajado.

Acesse o livro gratuitamente no site da editora Pedro & João: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/docencia-pandemica-praticas-de-professores-de-linguas-no-ensino-emergencial-remoto/

Organizadores

Márcia Mendonça

Integra o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp na linha de Linguagens e Educação Linguística e é professora do curso de Licenciatura em Letras na instituição. Centra suas pesquisas em ensino de língua materna, com interesse em práticas de (multi)letramentos, análise linguística, materiais didáticos, formação e trabalho docente, escrita em contexto de vestibular e organização curricular. Realiza assessorias a órgãos públicos e é autora de materiais didáticos para EJA e para Educação no Campo. Coordenou o PIBID Letras Unicamp (2014-2017; 2017-2028) e a Residência Pedagógica (RP) do curso de Letras (2020-2021).

Elaine Andreatta

Pesquisa narrativas femininas em espaços de privação de liberdade. Seus interesses de pesquisa giram em torno de temas relacionados ao ensino de língua e literatura, identidade, memória e estudos de gênero. É doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas. É professora na Universidade do Estado do Amazonas e membro dos Grupos de Pesquisa GEEF-UFPB (Grupo de Pesquisa, Estágio e Formação Docente), GEPPPE- UEA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação) e Nós-Outros: Linguagem, Memória e Direitos Humanos- IEL/UNICAMP.

Victor Schlude

Victor Schlude é professor de língua inglesa e portuguesa formado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também cursa o doutorado, na mesma área. É membro dos grupos de pesquisa TECLE (Unicamp) e Horizonte (UFSCar). Tem como interesses centrais a relação entre práticas de (multi)letramentos, educação, tecnologias digitais, inovação pedagógica e ensino crítico.