HOMENAGEM À ANDREA LOPARIC

Faleceu no dia 25 de outubro de 2021 a professora e pesquisadora Andreia Loparic, professora sênior de Lógica Formal da USP e figura de destaque na produção brasileira no campo dos estudos de lógica. A sua participação no Congresso “Lacan avec les philosophes”, única brasileira convidada, teve repercussão importante para os estudiosos de Lacan, tanto no Brasil quanto no exterior. Face à crítica de que a escrita do que veio a ser conhecido como “fórmulas de sexuação” seria incorreta do ponto de vista estrito da lógica, Andreia Loparic demonstrou logicamente a correção das proposições de Lacan desde que se introduza no domínio de um dos conjuntos um elemento significante, ou seja, um e lemento que derroga o princípio da identidade (o significante não é idêntico a si mesmo). Elemento que desencadeia inúmeras consequências para se pensar o campo da linguagem em psicanálise. Nesse sentido, os colegas do Outrarte vêm a público lamentar a sua perda e registrar a sua importante colaboração.

HOMENAGEM A CONTARDO CALLIGARIS

Na terça feira, 30/03/2021, Contardo Calligaris faleceu. Inútil dizer a falta que ele faz e fará. Poucos analistas tiveram a coragem tão decidida de falar não apenas aos que o admiravam e reconheciam; poucos ousaram o risco da liberdade de viver e pensar intensamente. Muitos de seus leitores e ouvintes foram afetados pelos efeitos de suas palavras, pelo seu jeito crítico e direto de debater e argumentar. Muitos percorreram ao seu lado a aventura de uma análise. Difícil dizer o que se perdeu com a sua partida. No vazio desta perda recordamos a sua passagem pela Unicamp quando em 2003 pronunciou a conferência de abertura do IV Encontro Corpolinguagem. Divulgamos o texto da conferência e a entrevista que ele generosamente deu ao Jornal da Unicamp naquela oportunidade. O que melhor temos a oferecer neste momento de perda são as suas palavras. E um voto: que saibamos estar à altura de sua transmissão.

Acesse a conferência pelo link.

Acesso à entrevista aqui.

HOMENAGEM À VERA COLUCCI

O dia hoje é de luto. Perdemos uma grande colaboradora e amiga – Vera Colucci – que deixa importante lição de vida: há que saber lidar com o tempo e a literatura é companheira inestimável nessa tarefa. O seu cuidado com a transmissão da psicanálise e insistência no gesto de retornar incansavelmente ao texto freudiano deixam marcas importantes em todos nós. Ato de transmissão que tem consequências. Saibamos recolhê-las. (02/12/2020).