Área 01. Crítica textual, edição de textos, Humanidades Digitais
Envolve estudos sobre: genealogia textual; transcrição e edição de textos; transmissãotextual; ferramentas para trabalho com textos históricos em meio digital; aspectos técnicos para composição e/ou exploração de corpora anotados.
Área 02. Linguística teórica
Inclui estudos que enfocam a descrição e análise de aspectos gramaticais e textuais de variadas sincronias; comparação de variedades linguísticas.
Área 03. Mudança linguística, contato e aquisição
Essa área pode incluir trabalhos que envolvam vários níveis de descrição linguística, porém com maior ênfase na explicação sobre o processo de mudança, a partir do estudo de suas motivações (contato linguístico, gramaticalização, tradições discursivas), fases (propostas de periodização) e interação com o meio ambiente (processamento da linguagem e/ou aquisição de L1).
Área 04. Léxico
Inclui trabalhos sobre temas como: onomástica, inclusive toponímia e antroponímia; etimologia e fraseologia.
Área 05. Sociolinguística, dialetologia e história social
Inclui trabalhos sobre os temas com ênfase na variação e mudança linguística a partir de forte interface com o social, incluindo variados enfoques da sociolinguística e da dialetologia, como também: escrita e sociedade; história da escrita; história demográfica; história da pedagogia.
Área 06. Historiografia Linguística, Literatura e Cultura
Inclui trabalhos sobre o estudo comparativo de gramáticas tradicionais; filologia e literatura; filologia e cultura; historiografia linguística sobre variados temas, com ênfase em estudos sobre mudança linguística.