Circulares

Primeira Circular V – CILH

O V Congresso Internacional de Linguística Histórica: Constelações
Diacrônicas
(V CILH) em homenagem às Professoras Charlotte Galves e Mary Kato, será realizado no período de 19 a 23 de julho de 2021 como evento online, com algumas atividades solenes tendo lugar na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Para manter o clima de diálogo científico e efetivar um tributo a essas pesquisadoras, a comissão organizadora do evento convida a todos da comunidade acadêmica e demais interessados a participarem desta edição do já tradicional Congresso Internacional de Linguística Histórica e a submeterem trabalhos no evento. Instruções sobre inscrição, normas e outras informações importantes encontram-se no site do evento.


Tradicionalmente, o CILH presta homenagem a pesquisadores renomados da área, cujo trabalho contribui com a edificação e a inovação de áreas, conceitos e métodos. A série do evento se iniciou em Salvador (Rosae – I CILH, 2009), com a homenagem à professora Rosa Virgínia Mattos e Silva. A sua segunda edição ocorreu em São Paulo (Castilho – II CILH, 2012), em homenagem ao professor Ataliba Teixeira de Castilho. Na terceira
edição, em Santiago de Compostela (Gallaecia – III CILH, 2015), os homenageados foram os professores Ramón Lorenzo e Antón Santamarina. Na quarta edição, em Lisboa (IVO – IV CILH, 2017), o homenageado foi o professor Ivo Castro. O V CILH: Constelações diacrônicas dá continuidade a essa tradição e nessa edição, temos a honra de homenagear as professoras Charlotte Galves e Mary Kato que integram o seleto grupo de fundadores e difusores da área da Linguística Histórica no Brasil.


Galves e Kato trabalharam na área de sintaxe diacrônica de orientação formal: a primeira com forte interação com as áreas de linguística de corpus e na interface entre sintaxe e prosódia; e a segunda, em forte interface com a sociolinguística e os estudos sobre aquisição da linguagem.

A navegação e a viagem são dois eventos que figuram nas metáforas que estão presentes na obra das homenageadas e em sintonia com seu legado, o V CILH: Constelações diacrônicas tem por objetivo navegar por esse legado rumo a um espaço de debate qualificado sobre fenômenos linguísticos em torno da questão da mudança linguística e da variabilidade das línguas e que, ao mesmo tempo, valorizem a memória dos seus trabalhos para as novas gerações de pesquisadores do Brasil e além. Para tanto, o evento contará com: conferências, minicursos, sessões de homenagem, sessões de workshops abrangendo diferentes áreas da linguística e da filologia, sessões de comunicações individuais e de pôsteres.


Contaremos com a participação de Ana Maria Martins (Universidade de Lisboa), Ataliba de Castilho (Universidade de São Paulo), Francisco Dubert-Garcia (Universidade de Santiago de Compostela), Ian Gareth Roberts (Universidade de Cambridge), Liliana Coragem Inverno (Universidade de Coimbra) e outros renomados pesquisadores.

Indicamos que, para submeter um trabalho, o participante deverá escolher uma opção entre comunicação oral num dos 14 workshops previstos, comunicação livre ou pôster virtual. Um mesmo participante poderá se inscrever com no máximo dois trabalhos, sendo um como autor, e um como co-autor. O site do evento inclui todas as orientações sobre como se inscrever.


Sejam bem-vindos!


Segunda circular V – CILH


O V Congresso Internacional de Linguística Histórica: Constelações
Diacrônicas
(V CILH), em homenagem às Professoras Charlotte Galves e Mary Kato, que será realizado no período de 19 a 23 de julho de 2021 como evento online, vem, nesta segunda circular, reiterar o convite para a submissão de trabalhos que se encontra aberta até 21 de dezembro de 2020, apresentar as novidades da programação e esclarecer o formato da modalidade pôster no ambiente virtual.

  1. As submissões de trabalhos estão abertas até 21 de dezembro de 2020 e podem ser realizadas no sistema de submissão do evento. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do V CILH.

Quanto ao formato da modalidade pôster, esclarecemos que a sessão contará com a apresentação de pôsteres-virtuais no formato PDF. Os pôsteres ficarão listados e disponíveis durante todo o evento no ambiente virtual do V CILH, havendo um momento específico de interação

2. É com grande satisfação que anunciamos que Pierre Swiggers, professor na Universidade Católica de Louvain (KU Leuven), está entre os palestrantes e convidados do V CILH .

3. A programação conta com novos minicursos no seu rol, compondo a seguinte lista completa:
C1 – A identificação das mãos inábeis em manuscritos dos séculos XVIII, XIX e XX
C2 – Filologia: manipulação de acervos
C3 – A presença da Morfologia nos dicionários da língua portuguesa
C4 – Diachronic syntax (em inglês)
C5 – Tópicos em semântica: a gramática do português brasileiro 2
C6 – Línguas africanas e o português no Brasil: novos olhares sobre dinâmicas de contato
C7 – O galego e as súas relacións coas línguas contíguas (em galego)
C8 – Línguas românicas em extinção: o ladino e o franco provençal
C9 – Introdução à Sociolinguística Histórica: princípios e desafios
C10 – Metodologia de pesquisa dialetal
C11 – História e historiografias linguísticas
C12 – Grego clássico e latim: variação, norma e contato linguístico na gramática antiga

Confira as ementas e o programa dos minicursos!


Aguardamos sua inscrição e submissão de trabalho!
Não deixem de consultar toda informação disponível no nosso website.
Acessem o sistema de registro e submissão de trabalho na plataforma Even3.
Siga-nos no Instagram!

Second circular letter  V- CILH

The organizing committee of the V International Conference on Philology and Diachronic Linguistics (V CILH: Diachronic Constellations), in honor to Professors Charlotte Galves and Mary Kato, to be held online on July 19th to 23rd, 2021, reaffirms in this circular letter the invitation for submissions of talks and poster proposals until our deadline, on December 21, 2020. We also bring some news on our program and clarify the format proposed for online posters.

  1. Paper submissions, available until December 21, 2020, can be done through our conference management system and more detailed information and instructions may be found in the official website.

Regarding the format for online posters, we clarify that presenters are expected to provide a PDF version of the poster. Posters will be listed and available throughout the event in our conference management system, and a specific moment is planned for interaction between poster presenters and other participants.

  1. We are glad to announce that Pierre Swiggers, professor at the Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), is also among our invited speakers in the V CILH!
  2. A few more courses were added to our short courses program, which is now complete:

SC1 – The identification of unskillful hands in manuscripts of the 18th, 19th and 20th centuries
SC2 – Philology: the manipulation of historical collections
SC3 – The presence of morphology in Portuguese dictionaries
SC4 – Diachronic syntax (in English)
SC5 – Topics on Semantics: the grammar of Brazilian Portuguese
SC6 – African languages and Portuguese in Brazil: new perspectives on contact dynamics
SC7 – Galician and its relationship with contiguous languages (in Galician)
SC8 – Endangered Romance Languages: Ladino and Francoprovençal
SC9 – Introduction to Historical Sociolinguistics
SC10 – Methodology of Dialectal research
SC11 – History of Linguistics and linguistic historiographies
SC12 – Classical Greek and Latin: variation, norm and linguistic contact in ancient grammar

Details about all short courses are available on our website.

We are expecting your registration! Please see all the information available in our website. We are also on Instagram follow us!

Segunda circular V- CILH

El V Congreso Internacional de Lingüística Histórica: Constelaciones Diacrónicas (V CILH), en homenaje a las Profesoras Charlotte Galves y Mary Kato, que se realizará entre los días 19 y 23 de julio como evento en línea, reitera, en esta segunda circular, la invitación para el envío de propuestas de trabajos hasta el día 21 de diciembre, presentar las actualizaciones del programa y aclarar el modelo de panel en el ambiente virtual.

El 21 de diciembre es la fecha límite para el envío de propuestas de comunicaciones orales y paneles. Para acceder al sistema de sumisión en que se puede averiguar las reglas y enviar su trabajo.

Pierre Swiggers, profesor en la Universidad Católica de Louvain (KU Leuven), dará conferencia em el V CILH.

El programa tiene nuevos minicursos:

C1. La identificación de manos inabiles en manuscritos de los siglos XVIII, XIX y XX
C2. Filología: manipulación de acervos
C3. La presencia de la Morfología en los diccionarios de la lengua portuguesa
C4. Diachronic syntax (en inglés)
C5. Tópicos en semântica: la gramática del portugués brasileño
C6. Las lenguas africanas y el portugués en Brasil: nuevas miradas sobre dinámicas de contacto
C7. O galego e as súas relacións coas línguas contíguas (en gallego)
C8. Las lenguas románicas en extinción: el ladino y el francoprovenzal
C9. Introducción a la Sociolingüística Histórica: principios y retos C10. Metodología de la investigación dialectal
C11. Historia e historiografias lingüísticas
C12. Griego clásico y latín: variación, norma y contacto lingüístico en la gramática
antiga

El tema y el programa de los minicursos están disponibles en la página web del Congreso.

Em relación con el modalidad “panel” en el congreso, aclaramos que la sesión contará con la presentación de paneles virtuales en el formato PDF. Los paneles estarán disponibles durante todo el evento en el ambiente virtual del V CILH, con un momento específico de interacción. Más informaciones estarán disponibles en la página web del evento.

¡Los esperamos em la plataforma Even3!
¡Sígannos en Instagram!


Terceira circular V – CILH

Third circular letter V – CILH


Quarta circular V – CILH

Fourth circular letter V – CILH

Cuarta circular V – CILH

Voltar ao Topo