Coleção PHPB

Disponibilizamos, neste espaço, informações para compra da coleção, com 10 volumes, do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB).
Coleção “HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO” – 10 Volumes

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico. Clique aqui para adquirir a coleção com 30% de desconto.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO – VOL. 1 – O PORTUGUÊS BRASILEIRO EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenador do Vol.1: Ataliba T. de Castilho

Esta obra inaugura a série História do Português Brasileiro. Neste livro, o leitor conhecerá os caminhos teóricos percorridos e a ampla investigação realizada pelo grupo de pesquisadores reunidos em prol desse projeto que alargou consideravelmente os horizontes da Linguística Histórica no Brasil. Este primeiro volume apresenta uma revisão dos diferentes momentos da Linguística Histórica, uma detalhada retrospectiva dos estudos sobre a origem e a história da língua portuguesa e uma reconstituição do processo histórico de desenvolvimento de uma terminologia de referência ao português brasileiro. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO VOL. 2 – CORPUS DIACRÔNICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenador do Vol.2: Ataliba T. de Castilho

O presente volume dedica-se à sistematização do corpus diacrônico utilizado pelo projeto para a História do Português Brasileiro. Esse corpus serviu e serve de base para estudos científicos sobre objetos sintáticos, morfológicos, fonéticos e discursivos da nossa língua. Tendo em vista a perspectiva histórico-diacrônica, os autores reunidos nesta obra, oriundos das diversas equipes regionais que se dedicam ao projeto, arrolam como e sob quais critérios identificaram e editaram os documentos de interesse para o empreendimento de historiar do ponto de vista linguístico o português brasileiro. Mais do que simplesmente descrever um corpus específico, os autores esclarecem como construir corpora históricos, contribuindo para a preparação de novos pesquisadores. Assim, o livro volta-se a estudantes e professores de Letras que trabalham ou que desejam trabalhar com pesquisa em corpus diacrônico. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO VOL. 3 – MUDANÇA FÔNICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenadores do Vol.3: Dermeval da Hora; Elisa Batisti; Valéria Oliveira Monaretto

Neste volume, pesquisadores de diferentes universidades do país, renomados na área de descrição e análise fonológica da nossa língua, trazem suas contribuições para o projeto, tratando da mudança fônica na história do português brasileiro. Após enfrentar o desafio de investigar aspectos fonológicos a partir de textos manuscritos de séculos passados, eles realizam de forma bem-sucedida um traçado diacrônico do aspecto fônico de nossa língua, depreendendo da escrita processos que se manifestam na fala. As questões linguísticas abordadas nesta obra são pertinentes, atuais e ilustram possibilidades e alternativas de análises teóricas da Fonologia moderna. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO VOL. 4 – MUDANÇA SINTÁTICA DAS CLASSES DE PALAVRA: PERSPECTIVA FUNCIONALISTA

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenadora do Vol.4: Célia Regina dos Santos Lopes

Este volume, intitulado Mudança sintática das classes de palavra: perspectiva funcionalista, reúne cinco capítulos sobre aspectos relevantes de mudança linguística em pronomes, verbos, advérbios e preposições. Os autores resgatam da tradição gramatical diversas descrições para permitir entender, de maneira integrada, sob uma perspectiva funcionalista, os pronomes de 2ª pessoa do singular, a relação entre preposições e advérbios como um caso de heterossemia; a mudança por que passaram algumas preposições no português brasileiro; e a participação das preposições e dos advérbios na formação de verbos e mudanças em curso. Trazendo hipóteses que iluminam nosso passado linguístico, esta obra é um ponto de partida e um estímulo para que novos estudos históricos sobre a diacronia do português brasileiro sejam desenvolvidos. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO VOL. 5 – MUDANÇA SINTÁTICA DAS CONSTRUÇÕES: PERSPECTIVA FUNCIONALISTA

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenador do Vol.5: Ataliba T. de Castilho

Este volume traz o resultado de pesquisas de anos sobre a mudança sintática de construções do português brasileiro, elaboradas sob uma perspectiva funcionalista. Elas se concentram nos seguintes polos: Semântica de Frames, um projeto de pesquisa sobre Semântica empírica; e a abordagem multissistêmica da mudança linguística – que encara a língua como uma entidade multilinear, com os processos de gramaticalização, lexicalização, semanticização e discursivização operando simultaneamente. A partir desse viés teórico são analisados os fenômenos de coordenação, subordinação substantiva e adjetiva, as orações de tempo, causa e condição, as orações de gerúndio, e a concordância na nossa língua. O leitor encontrará nesta obra, assim, novas formas de se estudar a sintaxe de uma língua natural em diacronia. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO VOL. 6 – MUDANÇA SINTÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: PERSPECTIVA GERATIVISTA

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenadoras do Vol.6: Maria A. Torres Morais; Sonia Cyrino

Os capítulos que compõem este volume dedicam-se a estudos de mudança sintática em fenômenos linguísticos do português brasileiro, dentro da perspectiva gerativa da Teoria dos Princípios e Parâmetros. Esses estudos, baseando-se em corpus de textos produzidos em várias regiões do Brasil nos séculos XIX e XX, analisam diacronicamente o sujeito nulo, sentenças possessivas e existenciais, a sintaxe dos pronomes pessoais clíticos, o objeto nulo, o objeto indireto, a ordem do sujeito em construções declarativas, construções com “se” e estruturas de focalização. Este livro expressa, assim, a consolidação de um paradigma de pesquisa da Sintaxe Diacrônica e se constitui numa obra de referência ao apresentar grandes avanços na área e apontar, ao mesmo tempo, caminhos a serem seguidos pelos estudiosos daqui em diante. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO VOL. 7 – TRADIÇÕES DISCURSIVAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: CONSTITUIÇÃO E MUDANÇA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenadoras do Vol.7: Maria Lúcia C. V. O. Andrade; Valéria Severina Gomes

Este volume trata das Tradições Discursivas do português brasileiro, focalizando a historicidade dos textos e da língua, a partir da análise de escritos jornalísticos, publicitários, administrativos, pessoais e de cunho religioso. Os autores se debruçam, assim, sobre editoriais, notícias, cartas de leitores, anúncios de jornais, além de documentos burocráticos coloniais, livros de família e manuscritos religiosos, compreendendo do século xviii aos dias atuais, e detectam formas e modelos através dos quais examinaram o que mudou e o que permaneceu nesses gêneros discursivos e na nossa língua. Trazendo reflexões para além do que os textos analisados apresentam em sua materialidade linguística, este volume evidencia ainda como mudanças sociais e da língua devem ser compreendidas em total conexão com fatores culturais, históricos e ideológicos no interior dos discursos. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO VOL. 8 – HISTÓRIA SEMÂNTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenadores do Vol.8: Renato Basso; Rodolfo Ilari

Este volume dedica-se à investigação diacrônica da significação. Os doze capítulos respondem a diferentes perguntas, algumas de natureza epistemológica – “o que significa fazer semântica diacrônica, na segunda década do século xxi, no Brasil?” –, outras motivadas por uma preocupação mais marcadamente descritiva – “que mudanças semânticas afetaram tal aspecto (palavra, morfema lexical, morfema gramatical etc.) da língua portuguesa desde que ela foi trazida para o Brasil?”. Em comum, a busca de maneiras alternativas e originais de se fazer semântica diacrônica. Além de um aprofundado embasamento teórico, cada um dos capítulos contém uma análise consistente e completa de uma mudança linguística que contribuiu para dar ao português brasileiro sua fisionomia atual. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO – VOL. 9 – DA HISTÓRIA SOCIAL À HISTÓRIA LINGUÍSTICA

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenadoras do Vol.9: Tânia Lobo; Dinah Callou

Este livro reúne, em doze capítulos, um grupo de especialistas dedicados a desvendar a sócio- história do português brasileiro. Os textos enfocam a questão demográfica, as origens do português brasileiro, o panorama sociolinguístico nos últimos três séculos de nossa história, a questão da escrita e escolarização (no Brasil como um todo e em alguns pontos específicos do país), entre outras. Os autores partem de um conjunto significativo de documentos, seriados tanto do ponto de vista estilístico, quanto do ponto de vista cronológico, proporcionando uma visão da variação sincrônica em momentos determináveis do passado e uma visão do processo da mudança linguística ao longo do tempo. Livro voltado a alunos e professores de graduação e pós-graduação em Letras e Linguística. Clique aqui para adquirir o livro.

HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO – VOL. 10 – DIALETAÇÃO E POVOAMENTO: DA HISTÓRIA LINGUÍSTICA À HISTÓRIA SOCIAL

Coordenação geral da coleção: Ataliba T. de Castilho

Coordenadoras do Vol.10: Jânia Martins Ramos; Marilza de Oliveira

As mudanças na língua portuguesa em uso no Brasil são analisadas nesta obra considerando-se seus agentes e as condições políticas, econômicas e sociais em que foram produzidas, adotando-se uma abordagem interdisciplinar. O tema da formação do português brasileiro desenvolve-se como um caso de expansão dialetal da língua portuguesa, ou seja, concebe-se o português brasileiro como um novo dialeto, resultante do contato entre diversos dialetos da língua portuguesa que, após um período de acomodação, sofreu um processo de mistura dialetal e nivelamento. Clique aqui para adquirir o livro.

Voltar ao Topo