Menu fechado

Apresentação

O Diário de Bordas é uma invenção. Nasceu da urgência de um encontro dentro do universo virtual para compartilhar as construções e experiências vividas, ouvidas e testemunhadas no grupo de pesquisa Psicanálise, Política, Significante (PsiPoLiS), ligado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a coordenação de Lauro Baldini e Thales de Medeiros Ribeiro.   

Levando em conta a especificidade da proposta de trabalho do grupo, criamos o Diário de Bordas como um espaço político de escrita, leitura, escuta e práticas de criações que envolvem uma práxis coletiva e aberta que busca produzir efeitos no discurso universitário tanto em seus efeitos totalizantes de saber quanto em suas relações de hierarquia.

Além disso, configura-se como um arquivo do PsiPoliS, onde estão reunidas as informações sobre os encontros periódicos, os ciclos de eventos temáticos e as produções de seus participantes e convidados. Com a reunião desse material, pretendemos construir um acervo de interesses e investigações que têm mobilizado seus integrantes, assim como criar um espaço público de consulta que transponha a efemeridade das redes sociais digitais.

O Diário de Bordas se dirige para quem se inquiete com as questões aqui apresentadas. Queremos jogar com a insubordinação das letras. DesBordArte! Uma seção blog criada para o compartilhamento de nossas leituras, performances, fotografias, desenhos, escritas diversas, em que propomos transbordar a malha da pretensa univocidade lógica e escorrer pelas fissuras do que não é – nem será – costurado pelas bordas.

Um convite para se deixar navegar por essas linhas. E a quem deseja participar do PsiPoliS dos encontros periódicos de estudos e leituras, sugerimos que, após esta sua visita, entre em contato com os coordenadores do grupo por meio de uma carta de apresentação e interesses. 

Artes: @bezerrodeouro