Menu fechado

fecho, restos, recomeços

Texto: Laise Diogo e Valéria Motta
Fotografia: Valéria Motta

Completamos dois anos de encontros do PsiArte (Psicanálise e Arte), um dos grupos de leitura em andamento do PsiPoliS. Até aqui, tivemos experiências muito significativas – abordamos a questão da sublimação pela escrita de Freud; do corpo, da voz, do olhar, e da arte pela leitura de Didie-Weil; do feminino, a partir de Freud, Lacan e Serge André. Realizamos leituras em voz alta do conto “A barca na noite” de Sérgio Sant’Anna; de partes do livro de Aline Bei “O peso do pássaro morto”. O livro “é isto um homem?” de Primo Levi nos acompanhou durante grande parte dessa jornada, sempre à luz da teoria psicanalítica. No penúltimo encontro, lemos juntas a peça teatral “Night” de Harold Pinter e prosseguimos com discussões sobre lalangue, equívoco, significante e letra.

No decorrer desses quatro semestres de trabalho, recebemos convidadas e convidados para compartilhar conosco suas experiências teóricas, clínicas e artísticas. Tivemos o prazer de conversar com Rebecca Loise, psicanalista, artista e também integrante do grupo, e com a atriz Estrela Strauss sobre “Arte e luto: criação artística na pandemia”; recebemos a psicanalista Maria Teresa Lemos para falar sobre o feminino em Freud e em Lacan; tivemos a conferência “Felicidade sim, tristeza não tem fim – Melancolia e canção” do psicanalista Luiz Américo Valadão.  Para encerrarmos o primeiro ciclo de encontros do grupo, que teve a duração de dois anos, na noite de 10 de novembro, recebemos o linguista e psicanalista Bruno Turra para a conferência “A construção dos conceitos de significante e letra em Lacan”, que selou um fecho-abertura dos trabalhos do PsiArte.

A próxima etapa, a continuidade com as experiências compartilhadas entre arte e teoria, será discutida e planejada por nós integrantes do grupo no início de 2023. Por ora, nossos agradecimentos aos líderes do PsiPoliS, Lauro e Thales, por acolherem nossas propostas de encontros e por estarem sempre conosco. Nossos agradecimentos a cada participante do grupo e o convite para continuarmos – entre – Psicanálise e Arte.

1 Comentário

Comentários estão fechados.