Menu fechado

Pesquisadores

Lauro Baldini

Possui graduação em Letras pelo UNIFEG (1995), mestrado em Linguística pela UNICAMP (1999) e doutorado em Linguística pela mesma universidade (2005). Atualmente é docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. É membro fundador do Centro de Pesquisa PoEHMaS (Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades), líder, com Thales de Medeiros Ribeiro, do Grupo de Pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante), e pesquisador do Grupo de Pesquisa Mulheres em Discurso (MulherDis). É membro fundador e um dos coordenadores do Coletivo Estação Psicanálise, que oferece atendimento psicanalítico gratuito na Estação Cultura, em Campinas.  

ljsbaldini@gmail.com – http://lattes.cnpq.br/1833203918742605

Vitor Bicudo Oliva

Possui graduação em Psicologia (PUC-Campinas). É mestrando em linguística no Instituto de
Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP). Integra o grupo de pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante) e é membro do Coletivo Estação Psicanálise. Temas de pesquisa:
psicanálise, análise do discurso, testemunho, loucura, história da luta antimanicomial.

Valéria Motta

Possui graduação em Letras (FEPI), especialização no Ensino de Língua Inglesa (FEPI), mestrado em Linguagem e Sociedade (Univás), doutorado em Linguística (IEL/Unicamp) e pós-doutorado PNPD/CAPES pelo programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (Univás). Integra o grupo Grupo de Pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante – IEL/Unicamp). Atualmente desenvolve pesquisas em Ensino de Língua Estrangeira e Língua Materna, Análise do Discurso de Matriz Francesa e Psicanálise. É autora do livro – O Poético na Análise do Discurso de Michel Pêcheux (Editora Pontes, 2019).

mottaval165@gmail.com – http://lattes.cnpq.br/5987224403516257

Laise Diogo

Professora, pesquisadora e atriz. Cursou graduação em Letras pelo Unifeg, mestrado em Ciências da Linguagem pela Univás e fez formação complementar em Atuação reconhecida pela SRTE/MG. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Participa do Grupo de Pesquisa PsiPoliS e integra a Coletiva.eco, na produção e divulgação cultural.

laisedivieira@gmail.com – http://lattes.cnpq.br/5039886804179206

Leonardo Coutinho Rodrigues

Mestrando em linguística IEL/Unicamp, graduado em história (IFCH/Unicamp), psicanalista membro da Tykhe Associação de Psicanálise e do coletivo Estação Psicanálise de Campinas.

coutoseixas@gmail.com

Elisa Mara do Nascimento

Nascida em Pouso Alegre-MG e atualmente morando em Campinas-SP. Sou linguista, professora de línguas e psicanalista. Fiz minha graduação em Linguística (IEL/UNICAMP), onde pude desenvolver uma pesquisa sobre o sintoma em suas relações com a linguagem. Fiz meu mestrado na mesma instituição sobre o desejo em Lacan em suas relações com a metáfora e a metonímia. Interesso-me pela Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas e Psicanálise e Política. Integro o grupo de pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante), o coletivo Estação Psicanálise de Campinas e o Fórum do Campo Lacaniano – Região Metropolitana de Campinas (em formação), onde coordeno, junto a Leonardo Coutinho Rodrigues, a Rede de Pesquisa “Linguagem e Psicanálise”.

elisamn10@gmail.com – http://lattes.cnpq.br/4591158951882642

Viviane Carvalho

Graduanda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas desde 2020. Atualmente,
com o financiamento do CNPq, desenvolve pesquisa sobre marcações divergentes de gênero
gramatical na fala de crianças do sexo masculino e sua relação com o complexo edipiano.

Patricia Di Nizo

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), em Estudos Teatrais pela Université Sorbonne Nouvelle (2007) e em Letras Modernas pela Université Paris-Sorbonne (2009). Mestra em Linguística Aplicada (Francês Língua Estrangeira – FLE) pela Université Paris-Sorbonne (2010). Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2019). Atua como professora de francês e português. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante).

Karine de Medeiros Ribeiro 

Mestra e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ênfase na área de análise do discurso. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa: PsiPoliS, Mulheres em Discurso,  e CoLHIBri. Tem interesse nos seguintes temas: discursos sobre a prostituição, feminismos, gênero, sexualidade, erotismo, literatura oitocentista, autobiografia e luto. 

Kelly Macedo

Psicóloga e Psicanalista. Doutoranda em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Mestre em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Docente do curso de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP). Membro do grupo de pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante) do Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp) e da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes . Temas principais de pesquisa: infância, autismo, sofrimento psíquico, luto, orfandade, psicanálise.

kemacedo@gmail.com – http://lattes.cnpq.br/8393786294199721

Brunno Souza Toledo Pereira

Mestrando no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Diversitas – da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa relacionada à Psicanálise e violência de Estado. Realizou sua graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo os temas de suas pesquisas científicas relacionados aos estudos de gênero e ciência. Integra, como aprimorando, a Rede para Escutas Marginais (REM), desenvolvendo um conjunto de atividades formativas, de enfoque teórico-prático, para o enfrentamento dos efeitos psicossociais da violência estrutural do Estado. Integra, na UNICAMP, o grupo de pesquisa Psicanálise, Política e Significante (PsiPoliS) e o Laboratório de estudos socioantropológicos sobre tecnologias da vida. Integra, também, o Núcleo de pesquisas em clínicas públicas de psicanálise, vinculado ao Instituto Gerar. Além disso, atua junto ao coletivo Estação Psicanálise, na cidade de Campinas.

Iara Bastos Campos

Psicanalista e doutoranda em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp). Integrante do grupo de pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante) do IEL/Unicamp. Membro do “Projeto Veredas – Psicanálise e Imigração” do Instituto de Psicologia da USP, oferecendo escuta psicanalítica a imigrantes e refugiados. Tem interesse por temas que permeiam a Psicanálise e a Análise do Discurso, como sujeito, lingua(gem) e história e por questões sobre escrita de casos clínicos em psicanálise.

Ana Elisa Volpato Ortolano

Bacharela, mestra e doutoranda em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp), com iniciação científica, mestrado e doutorado (em andamento) em Análise de Discurso. Graduanda em Letras também pelo IEL/Unicamp. Membra do Grupo de Pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante) e do Mulherando.

Márcia Rosa

Professora, pesquisadora e psicanalista de orientação lacaniana. Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECAUSP), Mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Formação em Psicanálise pelo Clin-a (Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade) – Instituto do Campo Freudiano, ligado à Escola Brasileira de Psicanálise (EPB). Exerce docência na área de Comunicação e pesquisa com interesse à crítica da sociedade contemporânea nos seguintes temas: Psicanálise e o sujeito contemporâneo; Teorias da Comunicação e linguagem; Cultura, comunicação e intersubjetividades nos espaços-lugares. 

marciaer.rosa@gmail.com –  http://lattes.cnpq.br/4166012007811438